Fiz o método Marie Kondo nas roupas

Domingo me enchi da bagunça que estava minha pilha de roupas no quarto. Aqui em casa temos um guarda-roupas grande, dividido em 3 partes: uma é minha, outra do J. e outra da casa (para toalhas de banho, roupa de cama, caixinha de remédios, mala de viagem e outras coisas que também preciso rever a utilidade.

Trouxe todas as minhas roupas para o sofá da sala, tudo mesmo: calças, camisetas, roupa íntima, de praia, de frio, de academia, shorts, saias, pijamas… e fui separando o que eu deveria doar porque não uso há mais de um ano, o que gosto muito mas preciso consertar, o que me deixava em dúvida sobre manter ou não e o que ficaria mesmo.

Enquanto fazia essa separação, já dobrava os que ficariam formando um retângulo ao comprido, depois dobrando em 3 partes e já colocando na gaveta. Os que seriam doados foram para uma sacola grande e os que precisam de conserto foram para 2 sacolas pequenas.

Sacola de roupas que vão para doação

Das que ficaram, foram organizadas nas 5 gavetas da minha parte do armário. Como as gavetas são mais rasas do que o convencional, não deu pra acomodar as roupas (dobradas naquele formato de pacotinho da Marie Kondo) em pé, de forma que a gaveta ficasse como um catálogo de fichas, sabe?

Em vez disso, ficaram deitadas mesmo, em pilhas de 3, 2 ou apenas uma, conforme o volume formado pela roupa dobrada (blusas de frio não puderam ficar empilhadas por causa da altura da gaveta).

As três primeiras gavetas receberam camisetas, blusinhas e regatas. Só as partes de cima e de calor. A quarta gaveta ficou com as partes debaixo: saias, shorts e calças legging, de moletom e malha. A última gaveta ficou com as roupas menos usadas, como as blusas de frio e o espartilho, que também só consigo usar no inverno porque esquenta muito.

Minha gaveta muito orgulhosa das roupas dobradas organizadamente

Não tenho mais pijama ou camisola, uso apenas uma camiseta normal pra dormir. Na parte do armário que usamos para roupas e coisas da casa, tem mais 5 gavetas rasas. Dessas, a primeira usamos para meias, que compartilhamos (tanto a gaveta quanto as próprias meias).

A segunda gaveta ficou com minhas calcinhas e bodies modeladores e, a terceira, com sutiãs e roupas de praia (3 biquínis e um maiô). Apesar que nessas duas gavetas as roupas estão desorganizadas ainda, não as dobrei. Então acho que posso reduzir tudo a uma gaveta só, se conseguir mantê-las dobradas.

Nas duas gavetas que restaram, quero colocar os lençóis e fronhas dobrados, mas ainda não peguei essa parte da casa pra organizar. Acho que estou com 3 jogos de lençol, os mesmos desde que casei, há 12 anos. Eles já precisam ser trocados porque estão com furos, rasgos e manchas, mas preciso ver um mês em que terei limite no cartão de crédito para comprar novos.

Depois escrevo sobre como organizo minhas finanças também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *